4 exames de rotina que os adolescentes devem fazer

exames de rotina

exames de rotina
Em todas as faixas etárias, é essencial manter os exames de rotina em dia. Por meio dessas análises, é possível prevenir enfermidades e iniciar um tratamento eficaz caso seja diagnosticado algum problema de saúde.
No entanto, para os jovens os exames de rotina não parecem ser tão importantes. Isso porque na adolescência é comum achar que tudo anda bem e que ir ao médico é preciso somente quando se está doente.
Por isso, é fundamental que os pais conheçam quais são os exames de rotina que os adolescentes devem fazer para que a saúde dos jovens não seja comprometida. Assim, na próxima visita ao clínico geral, a família já terá uma ideia de quais procedimentos serão realizados.
A seguir, fizemos uma lista com os 4 exames de rotina que todos os adolescentes precisam fazer ao menos uma vez ao ano. Confira!

1. Hemograma

Um dos principais exames de rotina que os jovens devem fazer é o hemograma. Importante para todas as faixas etárias, esse procedimento ajuda a verificar possíveis deficiências de ferro e vitaminas, que podem causar anemias e outras doenças. Esses problemas diagnosticados no hemograma podem comprometer o crescimento e desenvolvimento dos jovens, que nessa fase é bastante acelerado.
Além disso, um hemograma completo também consegue medir a dosagem de colesterol, um problema que pode ser hereditário e precisa ser diagnosticado para que o jovem, caso esteja com os níveis de colesterol ruim acima do normal, possa começar uma dieta adequada o quanto antes.
exames de rotina

2.  Exame de urina

Os médicos também costumam pedir como parte dos exames de rotina para adolescentes a análise da urina. Esse é um procedimento que tem como objetivo investigar possíveis infecções, perda de proteína, presença de açúcar e alteração assintomática que tenha relação com problema renal.
As infecções de urina são comuns e precisam ser diagnosticadas e tratadas para que os jovens não tenham complicações. Se o adolescente reclamar de ardência ao urinar, é fundamental buscar um médico e relatar o problema para que o exame seja solicitado.

3. Análise de DSTs faz parte dos exames de rotina para adolescentes

Quando o adolescente inicia a sua atividade sexual, é importante que ele fique atento a outros exames de rotina que devem ser solicitados pelo médico. A análise das doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) é importante para identificar a presença de vírus do herpes, Aids, HPV e sífilis. Procurar um apoio médico nesse período é fundamental para que o jovem cuide de sua saúde e bem-estar, além de receber orientações especializadas sobre sexo seguro com o uso de preservativos e métodos contraceptivos.

4. Exames cardíacos

Muitas pessoas acreditam que as análises cardíacas são importantes somente para as pessoas mais experientes, porém, muitos médicos incluem esses procedimentos nos exames de rotina dos adolescentes.
Nesses casos, são solicitados ecocardiograma e eletrocardiograma. O primeiro analisa a anatomia cardíaca e detecta possíveis anomalias sanguíneas dentro dos vasos e artérias, como coágulos, já o segundo procedimento analisa os batimentos cardíacos e detecta possíveis problemas, como arritmia cardíaca.
Hoje, apresentamos 4 exames de rotina que os adolescentes devem fazer. É importante ter conhecimento sobre a relevância desses procedimentos para que o jovem se desenvolva com saúde.
Para conhecer mais sobre o assunto, veja também em nosso blog o post que mostra os benefícios do plano de saúde familiar para quem tem crianças e adolescentes em casa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *