Conheça as causas da diabetes na infância

0

image1

Muito comum em adultos, a diabetes é uma doença que infelizmente também se manifesta com frequência em crianças. A princípio silenciosa, aos poucos demonstra alguns sinais aos quais os pais precisam estar sempre atentos.

Quanto antes o pequeno inicia seu tratamento, maiores são as chances de que ele tenha mais qualidade de vida no futuro. Portanto, é importante conhecer e entender como o problema surge e se desenvolve.

Conheça neste artigo as causas da diabetes infantil e veja o que fazer diante de sintomas que podem ser facilmente identificados pelos próprios pais. Não deixe que a situação se agrave!

Resistência insulínica

Uma a cada três crianças apresenta resistência insulínica, o que pode levar à diabetes na infância. Apesar de ter surgido nesta fase da vida, será uma condição que vai acompanhar o indivíduo por toda a vida. A insulina é o hormônio responsável por levar a glicose para as células e finalmente transformar alimentos em energia. Ela aparece usualmente em crianças obesas ou sedentárias.

Quando a criança apresenta resistência à essa substância, o organismo impede essa movimentação. Como consequência, o sangue ganha excesso de açúcar, que além da diabetes, também resulta em problemas cardiovasculares e hipertensão.

Fatores genéticos

Assim como outras doenças, a diabetes infantil também pode estar associada a fatores genéticos. Por isso, é muito importante observar o histórico de saúde familiar, não somente dos pais e irmãos, mas também de outros membros com ligação próxima.

diabetes infantil

Caso exista algum caso, a criança deve receber acompanhamento médico constante. Assim, caso algum sintoma da doença seja identificado, o tratamento pode ser iniciado o quanto antes para impedir que se agrave e que o pequeno logo se acostume à sua condição.

Má alimentação

É ideal que crianças se alimentem com alimentos sortidos, repletos de nutrientes e vitaminas e da forma mais natural possível. O consumo desenfreado de produtos industrializados geralmente vem acompanhado do excesso de açúcar e farinha branca, dois vilões para a saúde dos pequenos.

Além da diabetes infantil, eles podem ter que lidar com obesidade, colesterol alto e outros problemas sérios de saúde. Sendo assim, controle a alimentação do seu filho e, se preciso, procure a ajuda de um profissional especializado para manter uma rotina alimentar equilibrada.

Sintomas e cuidados da diabetes infantil

Mas não basta conhecer todas essas causas, é fundamental identificar também sintomas. Fadiga, fome e sede excessivas, muito suor, dores de cabeça e sonolência são alguns sinais preocupantes. Leve a criança ao médico o quanto antes para garantir que ela realize todos os exames adequados para identificar a diabetes infantil.

É importante também manter a criança sempre ativa na prática de exercícios físicos e realizar consultas periódicas com um médico de confiança. Caso a doença seja diagnosticada, a família deve prestar total apoio no período de adaptação para entender as novas necessidades da criança e ajudá-la na compreensão a respeito de seu problema.

E você, sabia sobre as causas da diabetes infantil? Fique atento e proteja a saúde de seus filhos! E, se você quer se manter informado sobre outros assuntos como este e ainda conferir atualizações sobre as novidades da Unimed Cascavel, curta a nossa página do Facebook agora mesmo!

 

Comentários no Facebook