4 benefícios em oferecer uma alimentação saudável para o seu filho

0

alimentação saudável

Manter uma alimentação saudável é algo importante para todas as pessoas, pois garante mais qualidade de vida e disposição, além de evitar uma série de problemas de saúde. Para as crianças e adolescentes, a alimentação saudável é ainda mais essencial, já que está relacionada com o crescimento e desenvolvimento dos jovens.

Sendo assim, são os pais que recebem a missão de oferecer para os filhos uma alimentação saudável e equilibrada desde os primeiros anos de vida do pequeno. Essa não é uma tarefa fácil, já que as crianças e os jovens adoram alimentos ricos em gorduras e açúcar, como lanches, salgadinhos, refrigerantes e doces.

Para incentivar ainda mais os pais a implantarem em casa uma alimentação saudável, com frutas, verduras, legumes e proteínas magras, reunimos na sequência deste artigo os 4 principais benefícios que uma alimentação saudável pode proporcionar para o seu filho.

1. Crescimento saudável

Antes mesmo do nascimento dos filhos, os pais já ficam preocupados com o bem-estar do pequeno. Quando nascem, cuidados com a segurança e saúde da criança se tornam prioridades para a família. Oferecer ao filho uma alimentação saudável deve ser parte dessas preocupações.

Os alimentos atuam como combustíveis para as funções metabólicas do nosso organismo. Por isso, a alimentação saudável é fundamental para o crescimento e desenvolvimento do seu filho, pois a infância e a adolescência são fases em que o metabolismo é mais acelerado, tornando os nutrientes ainda mais importantes.

2. Alimentação saudável ajuda na prevenção de doenças  

Quando a criança ou o jovem segue uma alimentação saudável, ele terá chances cada vez menores de desenvolver doenças como colesterol, diabetes do tipo 2, hipertensão, problemas cardiovasculares e obesidade.

A junção da alimentação saudável com a prática regular de exercícios físicos e com um acompanhamento médico periódico representam a fórmula ideal para a prevenção de doenças entre crianças e jovens.

alimentação saudável

3. Desenvolvimento de bons hábitos

O que a criança vivencia durante a infância certamente irá acompanhá-la durante toda a vida. Por isso, a alimentação saudável e a prática de atividades físicas ajudam a criar nos filhos bons hábitos que eles levarão para a vida adulta.

Da mesma forma que uma alimentação desequilibrada durante a infância será difícil de ser mudada no futuro. Muitas crianças, por conta de problemas de saúde, precisam seguir uma alimentação saudável e encontram dificuldades para deixar de ingerir alimentos industrializados, ricos em gorduras, açúcar e conservantes. O equilíbrio é fundamental para que o seu filho cresça com saúde e bons hábitos.

4. Seu filho mais disposto

Crianças e jovens que passam muitas horas do dia em frente ao computador ou videogame, consumindo refrigerantes, doces e lanches são mais sedentários e não apresentam disposição para realizar atividades físicas ou até mesmo para estudar.

A alimentação saudável fornece ao organismo os nutrientes para que ele funcione bem e tenha a energia necessária para manter uma vida ativa. Para que o seu filho estude melhor, brinque mais e aproveite a infância e a adolescência, monte em casa um cardápio equilibrado, com opções variadas de alimentos. Evite os industrializados, que apesar de práticos não são boas alternativas para o seu filho.

No artigo de hoje, listamos 4 benefícios que oferecer uma alimentação saudável pode proporcionar para o seu filho. Aproveite e confira também em nosso blog o post que mostra qual a especialidade médica é recomendada para cuidar das crianças.

 

Comentários no Facebook