Como prevenir a hipertensão arterial?

0

A hipertensão arterial é uma doença crônica que atinge milhares de pessoas. De acordo com o Ministério da Saúde, quase 25% dos brasileiros já foram diagnosticados com a patologia e o maior número é de idosos. Trata-se de uma condição que pode afetar a qualidade de vida do paciente caso ele não cuide da saúde da maneira correta e não tome os medicamentos prescritos pelo especialista.

Como qualquer outra patologia, é possível prevenir a hipertensão arterial. A questão é saber como. E para responder a essa dúvida, listamos abaixo algumas estratégias que podem ser utilizadas para essa finalidade. Confira!

Pratique exercícios regularmente

Muitas pessoas sabem sobre a importância de praticar atividade física, mas ainda assim não o fazem. Os exercícios ajudam a reduzir os níveis de colesterol ruim, o LDL, na corrente sanguínea e auxiliam na prevenção da hipertensão arterial.

Você não precisa realizar uma atividade que não goste. A maioria das pessoas pensa em musculação quando o assunto são exercícios físicos. No entanto, existem muitas outras opções, como treino funcional, natação, pedalada, caminhada. O mais importante é que, antes de começar os treinos, você faça uma avaliação médica para saber qual exercício é mais adequado para a sua saúde ou condicionamento físico.

Evite situações estressantes

Alguns podem pensar que isso é impossível, mas a verdade é que é possível sim e existem várias estratégias para isso. O estresse libera um hormônio chamado cortisol, que eleva a pressão arterial e também prejudica o funcionamento de todo o sistema circulatório. Com o passar dos anos, a soma dessas situações estressantes acabam prejudicando a saúde e sendo um dos fatores para o desenvolvimento da hipertensão.

Você pode evitar essas situações se organizando melhor, tendo uma agenda, não deixando as tarefas para serem feitas na última hora e outras coisas. Além disso, fazer terapia para aprender a lidar melhor com as situações do dia a dia é algo para começar a colocar em prática.

Pare de fumar

As substâncias presentes no cigarro deixam as paredes dos vasos mais rígidas, impedindo que o sangue seja bombeado de maneira adequada e não permitindo a elasticidade suficiente para a passagem do volume. Por isso, pessoas que fumam têm mais chances de desenvolver a patologia, sem falar em vários outros problemas de saúde causados pelo consumo excessivo de cigarro, como o câncer de pulmão e outros.

Cuide melhor da alimentação

É claro que não poderíamos falar de hipertensão arterial sem falar em alimentação. O consumo exagerado de gordura animal em churrascos, por exemplo, aumenta os níveis de colesterol e, por consequência, aumenta também o risco de desenvolver o problema. 

Por isso, o melhor a fazer é consumir alimentos mais saudáveis como verduras, frutas, raízes, oleaginosas (possuem uma gordura que reduz o colesterol ruim) e assim por diante.

Outra coisa extremamente necessária para prevenir a hipertensão arterial é fazer um check-up anualmente. Acompanhe a sua saúde de perto e não deixe para resolver os problemas apenas quando eles aparecem. Prevenir é a melhor opção.

Compartilhe este post nas suas redes sociais e ajude outras pessoas a terem uma vida mais saudável!

Comentários no Facebook